Seja Côrtes!!!

É com a palavra que nos comunicamos com o próximo. Dizia um velho
provérbio: “A palavra é de prata, o silêncio é de ouro.”

A linguagem é o instrumento essencial das relações humanas?
A linguagem é a arma mais poderosa e eficiente que o homem possui. É com a mesma que nos comunicamos com os colegas e chefes. É por seu intermédio, também, que se recebe as instruções dos superiores. A linguagem é o instrumento essencial das relações humanas.

Saber calar e saber falar
Uma palavra pode agradar, ferir, convencer, estimular, instruir, entristecer, enganar, louvar, criticar ou aborrecer as pessoas para quem está dirigida. Cada um deveria aprender a servir-se dela para melhorar as relações entre as pessoas. Saber falar no momento oportuno, utilizando os termos adequados à situação e o tom de voz à altura do que se pretende obter.

Um exemplo para alcançar um objetivo?
As pequenas cortesias ficaram perdidas neste mundo do faça-isto-agora, e quanto-mais-rápido-mais-barato. Dizer “olá”, “por favor”e “obrigado” é um gesto cortês. Acrescentar, por exemplo, a expressão “por favor” a “Venha a minha sala às 10, para uma reunião” é uma forma agradável de lembrar que o básico da educação nas interações humanas é algo que você e seus empregados devem ter em comum. Isso também dá um bom exemplo, mostrando que as boas maneiras fazem parte integrante de uma pessoa bem-sucedida.

E quando uma pessoa tem um temperamento agressivo?
Quando uma pessoa tem um temperamento agressivo e está pronta para ferir outrem, neste caso, é melhor calar até passar a crise de raiva. É muito mais fácil falar do que calar. Saber calar exige grande capacidade de controle de si mesmo. Para muitos, este controle é difícil inicialmente, mas aos poucos se torna um hábito útil para melhorar as relações humanas. Não deixemos que um dia ruim prejudique o respeito que temos uns pelos outros. Neste caso, o silêncio é de ouro.

As nossas aspirações
Todos nós sentimos o desejo de alcançar certos objetivos, na vida. Para os que não conseguiram seu objetivo, a distância entre os que querem ser e o que são realmente, podem dar origem a estados de insatisfação que são manifestados com os colegas e superiores. Temperamento e caráter, em relações humanas, são fatores essenciais para o bom relacionamento. Nada melhor para o progresso de nossa vida profissional, que fazermos a
autocrítica de nós mesmos. É preciso transformar o trabalho em algo que dê felicidade e equilíbrio pessoal.

Obrigado e obrigado sempre
“Muito obrigado” são duas palavrinhas indispensáveis que você pode usar sempre. Se um cliente lhe tiver feito um favor, por exemplo, passando por fax a cópia de um artigo do jornal, sobre um tema de seu interesse, cabe um telefonema de agradecimento, no máximo no mesmo dia. Aliás,
devemos agradecer sempre em todos os momentos da nossa vida.

Seja cortês
Qualquer pessoa quer ser tratada com cortesia e corresponde muito mais do que se espera dela se o seu dirigente observar as normas elementares de boas maneiras e de delicadeza, às quais serão imitadas por todos.

(autor desconhecido)

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